Tratamento
nutricional

O tratamento nutricional é focado nas demandas que a pessoa apresenta. Comumente elas giram dentro de 3 pilares: corpo-peso, saúde e alimentação.

Primeira Consulta

A primeira consulta geralmente é uma avaliação para compreender melhor as questões trazidas pela pessoa, a sua história e conexão entre os problemas trazidos. Além disso, também avalia-se estratégias utilizadas previamente para administrar a questão e como isso impactou ou impacta a vida da pessoa. Aqui também acorda-se a periodicidade entre as sessões: mensais, quinzenais, semanais, etc, baseado na gravidade do caso e nas possibilidades da pessoa. 

A partir daí os encontros seguintes vão se basear em discussões e avaliações sobre a comida, e finalizando cada um deles com sugestões sobre “o que” e “como fazer”. Frequentemente o paciente é orientado a utilizar algum registro alimentar para discutirmos com mais assertividade. O objetivo desse registro não é apontar “erros” mas sim podermos observar como se está comendo de uma maneira mais neutra, sem julgamentos.

Este tratamento não se baseia em dietas, ou pelo menos o entendimento clássico: uma folha de papel com quais comidas comer e quantidades. Porém, em vários momentos serão discutidos sobre comidas que podem ser mais coerentes com a situação apresentada, como podemos entender quais são quantidades mais ajustadas para o momento, mas o principal é como e por que fazer o que está sendo acordado.

O tratamento sempre é pensado para ter um começo, meio e fim. Embora esses não sejam prazos pré-estabelecidos, pois cada pessoa tem uma velocidade que consegue dar conta de avançar no seu tratamento. 

Uma das premissas é ajudar com que a própria pessoa desenvolva habilidades de autorregular sua alimentação. O tratamento nutricional tem um fim, mas o cuidado com a alimentação não, por isso é importante que ele seja gostoso e natural, e que sua necessidade surja a partir de demandas internas.

Agendar consulta